Depressão
É um transtorno crônico, que causa muito sofrimento, compromete as relações afetivas, profissionais e o estado geral de saúde da pessoa. É caracterizado por um estado de ânimo sombrio (humor depressivo), falta de interesse, ausência de sentir prazer na vida, baixa autoestima, sensação de vazio existencial, sentimento de culpa, ideias de ruína, isolamento social, alterações no sono (insônia ou sonolência intensa), alterações no apetite, lentidão de pensamento, falta de desejo sexual, sentimento de que a vida não tem sentido. A pessoa com depressão pode, ainda, oscilar entre humor depressivo e sentir-se melhor durante o dia, pode estar com a concentração e memória comprometidos, e, o mais grave, ter ideação suicida.
Acomete crianças, pois elas são reflexo do meio em que vivem. Acomete, também, adolescentes, por ser um período de definição profissional e pode ocorrer o sentimento de rejeição social (bulling). Na mulher, acontece principalmente no período pós-parto. Em idosos pode cursar com perda do apetite e emagrecimento.
Fatores causais
Biológicos: genético (hereditariedade), inerentes ao próprio organismo (neurotransmissores e hormônios);
Psicológico: sentimento de perda (morte, separação, emprego);
Sociais: relacionado com ambiente de trabalho, solidão, uso de bebida alcoólica e drogas.
Diagnóstico
A parte mais importante do tratamento é a própria pessoa reconhecer que está doente e precisa de tratamento médico. É feito através de consulta médica. Não existem exames complementares que diagnosticam o transtorno psiquiátrico.
Tratamento
Tem melhor resultado quando iniciado precocemente.
Consiste no uso de medicamentos, hoje temos várias opções medicamentosas, com o mínimo de efeitos colaterais.
Psicoterapia, apoio da família, alimentação saudável e atividades físicas.
#Assista esse vídeo sobre a "Depressão", vale a pena conferir, somente 4 minutinhos que você ira investir.
https://www.youtube.com/watch?v=m0kugivzmAE&t=53s
Comments